Tabocas completa 20 anos com mais de 15 mil km de obras de transmissão
Completando duas décadas de história, a Tabocas tornou-se referência no Brasil no segmento de construção de linhas de transmissão e subestações de energia. Entre 1999 e 2018, a Tabocas captou 15.172 km em obras de transmissão, o equivalente a 16,5% de tudo que já foi colocado em leilão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até o ano passado, de acordo com a empresa.
“Já atuamos na maioria dos Estados brasileiros, sempre com qualidade e máxima segurança. O talento, a experiência e o profissionalismo dos nossos colaboradores é o grande diferencial da empresa e o que a possibilita prestar serviços com excelência, no menor prazo, a preço justo e que, além de energia e desenvolvimento para a sociedade, transmite confiança aos nossos clientes”, destaca Caio Márcio Barbosa Barra, sócio e diretor da empresa.
A Tabocas conta com frota própria e equipamentos especiais, necessários às atividades, o que proporciona a capacidade de rápida mobilização nas obras, garantindo a excelência de performance.
“Somos movidos a desafios e buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos processos”, afirma Flávio Barbosa da Silva Resende, também sócio e diretor.
A empresa, até a presente data, já concluiu 11.957 km de linhas de transmissão (LT) e 101 subestações de energia elétrica, em voltagem entre 230 kV e 800 kV, sendo mais de 50% na região Amazônica. Em curso no ano de 2019 a Tabocas tem 1.863 km de linhas e quatro subestações, com mais 2.737 km de linhas e 12 subestações programadas a iniciar em 2020.
O momento mais marcante da empresa nesses 20 anos de atividades foi em 2006, quando assinou o primeiro contrato de EPC Full de um dos maiores projetos de subestações já realizados
pela Cemig. “Até então, erámos somente empreiteiros de obras e passamos a ser epcistas”, diz Caio Márcio. Flávio aponta ainda que um importante diferencial da Tabocas é o seu parque de máquinas especializadas para as atividades.
Hoje, ela conta com mais de 650 entre máquinas e equipamentos próprios.
Os executivos explicam que no desenvolvimento da montagem de linhas de transmissão no Brasil, a empresa mantém-se atenta à preservação do meio ambiente em meio às várias obras
em regiões de difícil acesso, remotas e em áreas de proteção.
“Os obstáculos são vencidos com planejamento adequado para cada caso e, sempre que possível, mecanizando as atividades, a fim de propiciar o menor impacto com a natureza”, ressalta
Flávio. “Comprometemo-nos com o respeito e zelo ao meio ambiente e às comunidades onde executamos nossas atividades e instalamos os canteiros de obra”.
O compromisso de desenvolver projetos garantindo a qualidade com o menor impacto possível ao ambiente, buscando eficácia na preservação dos recursos e insumos a eles agregados, é meta permanente da empresa. A Tabocas define suas ações e processos construtivos conciliando a sustentabilidade com as demandas das obras.
O programa de Compliance da Tabocas é reflexo de sua submissão voluntária e incondicional ao princípio da integridade e compromisso com a condução ética dos seus negócios. Para a empresa, o documento é resultado da experiência e do amadurecimento obtidos ao longo de sua trajetória, que consolidaram suas políticas e diretrizes internas, e embasado no ordenamento jurídico
brasileiro, na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e nas principais convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
“O nosso programa de compliance tem o objetivo de capacitar, orientar e conscientizar toda a equipe Tabocas sobre os padrões de conduta que dela se espera, com vistas à execução de suas
atividades de forma íntegra, ética e respeitosa com todos os seus públicos”, assinala Caio Márcio.
HISTÓRIA
Fundada em abril de 1999, em Belo Horizonte (MG), por Caio Márcio Barbosa Barra e Flávio Barbosa da Silva Resende, a Tabocas é hoje referência no Brasil no segmento de construção de linhas de transmissão e subestações de energia.
Em 2002, a empresa construiu seu primeiro projeto de 500 kV circuito duplo. No ano seguinte, executou a construção da LT 500kV Norte-Sul 3 – que interliga a região Nordeste ao Sudeste do país.
Já no ano de 2006, assinou seu primeiro contrato como EPC Full, além de construir e ampliar 48 subestações no Programa Cresce Minas. Em 2010, iniciou a montagem da LT 500kV circuito
duplo Tucuruí-Manaus.
Em 2011, realizou a informatização e integração dos seus sistemas de gestão. No ano de 2012 finalizou a construção das LTs 230kv e 500kV do projeto IE Garanhuns, totalizando 803 km de extensão.
Em 2013 fez seu primeiro investimento de porte em máquinas e equipamentos, no total R$ 70 milhões. Em 2014 mudou-se para sua nova sede e entregou 578 km de LT do primeiro Bipolo
do Rio Madeira e 640 km do segundo Bipolo, ambos HVDC 600 kV corrente contínua, ligando a UHEs Santo Antônio e Jirau no Estado de Rondônia a Araraquara, em São Paulo.
Outro marco significativo aconteceu entre os anos de 2016 e 2018, quando foi a primeira empresa a concluir seu contrato na LT 800 kV HVDC corrente contínua de Belo Monte – primeira
LT 800 kV HVDC CC das Américas – fato que também se repetiu no segundo Bipolo de Belo Monte, onde a Tabocas concluiu seu contrato quatro meses antes do previsto.
Por fim, em 2018, a Tabocas assinou contratos de 3.800 km de linhas de transmissão acima de 230 kV, sendo a sua maioria 500 kV, e 15 subestações e, novamente, aportou novo investimento
em máquinas e equipamentos no total de R$ 50 milhões.